Dermatite Seborreica

dermatite-seborreica

A dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa descamação. Ela acomete principalmente o couro cabeludo, tendo a caspa e a seborreia como seus principais sintomas. Pode também atingir outras áreas, especialmente as sobrancelhas e os cantos do nariz (centro da face) e o tórax, sendo essas as áreas seborréicas do corpo, ou seja, ricas em glandulas sebáceas.

A dermatite seborreica é uma doença crônica, que com tratamento adequado pode ser bem controlada, evitando todos os constrangimentos que o quadro costuma causar para o paciente. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 18% da população mundial sofre com o problema.

Adultos entre os 25 e os 60 anos são os mais propensos a desenvolver a dermatite seborreica, mas ela pode acometer pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

Uma série de fatores, isolados ou em conjunto, podem estimular o aparecimento do quadro. Além da predisposição genética, o estresse e condições climáticas e ambientais podem servir de gatilho para o problema.

Aumentar a frequência e a intensidade das lavagens dos cabelos ou da área afetada nem sempre resultam em melhora (não é falta de higiene!) embora uma baixa frequência de lavagem dificulte o controle do quadro. Já o uso de produtos específicos para o controle da oleosidade nessa região, bem como o tratamento específico prescrito pelo dermatologista, são de grande eficácia para melhoria e controle da dermatite seborreica.