Foliculite

foliculite

Foliculite é a inflamação que ocorre em um ou vários folículos pilosos (estruturas por onde nascem os pelos). As únicas partes do corpo que estão livres de ser atingidas por esse quadro são as palmas e plantas, onde não há folículos pilosos. Fora essas, a foliculite pode acontecer em qualquer área do corpo, sendo bastante comum na região da barba, nos homens, além das axilas, virilhas e pernas, principalmente em mulheres.

Nas foliculite geralmente é causada por uma infecção bacteriana dos folículos pilosos, sendo o Staphylococcus aureus (estafilococo) a bactéria mais frequentemente encontrada. No entanto, nem sempre a colonização bacteriana é a causa da doença, podendo ser uma colonização secundária. Atrito, depilção, uso de medicamentos sistêmicos, predisposição genética, são várias as possibilidades etiológicas.

A foliculite se divide em dois grupos, superficial e profunda. A foliculite superficial, que costuma ser a mais comum, afeta apenas a parte superior do folículo piloso. Já a foliculite profunda, mais rara, é uma espécie de complicação da foliculite superficial, pode levar ao surgimento de furúnculo.

Os principais sintomas são o surgimento de pequenas lesões avermelhadas, que assemelham-se a “espinhas”, com ou sem pus, que se desenvolvem em torno de folículos pilosos. Não é raro que a região afetada apresente prurido (coceira).

O tratamento passa pela consulta a um médico dermatologista, que poderá indicar loções e outros medicamentos tópicos para amenizar o quadro. Algumas vezes, a chamada epilação definitiva, com laser, pode ser a solução mais indicada para que o paciente se veja livre da foliculite em uma área de depilção.