Molusco Contagioso

molusco-contagioso

O molusco contagioso é uma doença viral, cuja transmissão ocorre pelo contato directo com pessoas contaminadas. Atinge preferencialmente as crianças atópicas mas em casos mais raros, pode atingir adultos principalmente em áreas de pele mais fina ou na área genital quando são transmitidos por contato sexual.

O molusco contagioso caracteriza-se pelo aparecimento de pequenas lesões elevadas, arrendondadas, da cor da pele, com aspecto translúcido e apresentando umbilicação central. Podem estar isoladas (mais comum) ou em pequenos grupos. Em algumas crianças, as lesões disseminam-se muito rapidamente, podendo atingir centenas, frequentemente localizadas no tronco e raiz dos membros. Embora geralmente não causem incômodo, por vezes estas lesões geram um prurido discreto e irritação ao redor.

O tratamento consiste na destruição das lesões através de técnicas como a curetagem, crioterapia, eletrocoagulação ou cauterização química. Em alguns casos podem ser utilizados medicamentos tópicos (imunomoduladores) com boa resposta.