Pitiríase Rósea

PitirIase-ROsea

A pitiríase rósea é uma doença de pele relativamente frequente em adolescentes e jovens adultos de ambos os sexos. Surge com maior prevalência no Outono e a sua causa continua um mistério, embora uma infecção por vírus seja a mais provável.

Cerca de metade dos doentes tem uma mancha inicial (também chamada “medalhão” ou “mancha mãe”) localizada no tronco, com 2 a 5 cm de maior diâmetro. A mancha é inicialmente vermelha, adquirindo depois um tom rosa pálido (rosado) com uma descamação fina na periferia (a palavra pitiríase significa escama).

Esta lesão inicial pode passar despercebida ou ser erradamente diagnosticada e tratada como uma infecção provocada por um fungo. Dias a semanas depois, de forma quase súbita surgem mais manchas no tronco, braços e raiz das coxas, situação que pode alarmar o doente e que geralmente condiciona a ida ao médico. São manchas menores que a “mancha mãe”, mas igualmente bem demarcadas, redondas ou ovaladas, e com a mesma descamação anular periférica. Curiosamente as manchas podem seguir a direção das costelas, desenhando um padrão conhecido como “árvore de Natal”. Pode ocorrer prurido importante em alguns casos.

A doença regride espontaneamente ao fim de cerca de 4-6 semanas, mas pode durar até 3 a 4 meses. Salienta-se que cura espontaneamente e que as recorrências são incomuns (aproximadamente em 1%).Não necessita de tratamento, a não ser para aliviar os sintomas quando presentes.