Câncer de Pele

cancer-de-pele

O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 25% dos cânceres diagnosticados no ser humano estão na pele.

Os cânceres de pele podem ser divididos em câncer de pele não-melanoma e câncer de pele melanoma. A diferença característica de cada um é definida por:

Cânceres não melanoma: há o carcinoma basocelular (CBC), que é o mais frequente e menos agressivo; e o carcinoma espinocelular ou epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular. Aproximadamente 80% dos cânceres de pele não melanoma são CBC e 20% são CEC.

Melanoma: mais perigoso dos tumores de pele, pois tem a capacidade invadir qualquer órgão e espalhar pelo corpo, podendo levar à morte.

As medidas diárias de fotoproteção, o autoexame periódico da pele, assim como as consultas anuais ao dermatologista formam a tríade principal de prevenção para o câncer de pele. Toda lesão tem sempre de ser acompanhada pelo especialista, pois a sua remoção precoce pode evitar o avanço de um quadro maligno.

Diante de qualquer sinal de anomalia na pele, o paciente deve procurar logo um dermatologista.