Psoríase

psoriase

Psoríase é uma doença de pele caracterizada por manchas avermelhadas, com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. As áreas normalmente mais afetadas pelo quadro são couro cabeludo, cotovelos e joelhos, mas pode afetar qualquer parte do corpo.

Trata-se de um quadro inflamatório, de provável origem autoimune. A psoríase ocorre quando uma célula, conhecida como linfócito T, que percorre todo o corpo humano em busca de elementos estranhos, como vírus e bactérias, geram uma resposta inflamtória na pele.

Fatores genéticos e ambientais (hábitos de vida) estão relacionados ao surgimento da psoríase, sendo importante ressaltar que ela NÃO é uma doença contagiosa. Na maioria das vezes ela acomete adultos entre 30 e 50 anos de idade.

Estresse, sedentarismo, sobrepeso, tabagismo, consumo de álcool, e o uso de alguns medicamentos são alguns dos fatores ambientais relacionados ao surgimento da psoríase. Além do surgimento das placas na pele, as articulações do paciente podem se tornar rígidas e doloridas (artrite) durante o período ativo da psoríase.

O tratamento, que pode ser somente com medicação tópica ou envolver também o uso de medicação sistêmica, visa reduzir a inflamação e a redução na formação das placas e normalizar a aparência da pele.