Alopecia (Calvície)

calvice

É a condição que caracteriza redução parcial ou total de pelos ou cabelos em uma determinada área. Em alguns casos, o paciente também pode sofrer a perda de pelos em todo o corpo.

Há dois tipos mais comuns de alopecia: a areata e a androgênica.

A alopecia areata caracteriza-se pela perda repentina, parcial ou total de pelos em uma ou mais áreas do corpo. Algumas pessoas podem sentir a sensação de coceira ou queimação na região afetada, sendo que essas áreas de perda de pelo se caracterizam por serem lisas e arredondadas. Embora nesses casos a perda de pelos seja comumente mais observada no couro cabeludo, ela pode ocorrer também em regiões como barba, sobrancelhas, braços e pernas.

O renascimento dos pelos pode ocorrer espontaneamente em alguns meses, porém em alguns casos a doença progride, podendo atingir todo o couro cabeludo (alopecia total) ou todo o corpo (alopecia universal). Pode estar associada a doenças autoimunes e sua atividade é influenciada pelo estado emocional do paciente.

Já a alopecia androgenética é a causa mais frequente de alopecia entre homens, podendo também acometer mulheres. Começa a se manifestar entre a puberdade e vida adulta, tendo vários graus. Como o próprio nome diz, é uma associação de fatores genéticos com o hormônio sexual masculino, a testosterona.

A perda de pelos em qualquer área do corpo deve ser sempre avaliada por um dermatologista, o mais cedo possível, para que seja feita a devida investigação diagnóstica das causas do problema. Hoje em dia existem tratamentos eficazes para esses quadros.